"Ouça-me com teus olhos porque eu falo com as mãos "
Este projeto tem como objetivo desmistificar a idéia de que a comunicação em libras está limitada à comunidade surda. Muito além da presença do interlocutor de LIBRAS, urge a necessidade da coexistência das duas lÃnguas no ambiente escolar.
No Colégio Mônaco, não se trata de uma matriz de competência ou uma prática de ensino de idioma, trata-se da sistematização dos gestos para os sinais, do movimento para a comunicação, da atividade lúdica para inclusão.
A coexistência das duas lÃnguas no Colégio proporciona para a sociedade a possibilidade de uma comunicação bilÃngue sem fronteiras, para além dos muros do colégio. Não estamos formando intérpretes mas, cidadãos que podem incluir os surdos nas suas próprias vidas, transformando o presente, melhorando o futuro.
Preparar o aluno a falar a segunda lÃngua do Brasil, sem submeter o aluno a uma rigorosidade metódica, mas sim desenvolvendo a capacidade de estabelecer uma correspondência entre as duas lÃnguas.
Nessa perspectiva, quem ganha com isso? Professores e alunos, surdos e ouvintes e toda a sociedade inclusiva. Acreditamos que por meio da educação, eliminaremos as barreiras da comunicação.